Miguel Bakun
Cais do Porto – Paranaguá
Miguel Bakun é um dos grandes nomes da arte paranaense. Pintor autodidata, realizava obras ao ar livre a partir da observação direta da paisagem.
As obras do paranaense Bakun são marcadas pela utilização tanto da tinta em estado líquido quanto empastada, e suas paisagens apresentam uma gestualidade imprecisa marcada por uma paleta de cores reduzida e pincelada forte.
Observe como o artista ocupa com tinta os espaços desse suporte a fim de trazer a imagem à tona.
Como terá sido a experiência do artista ao pintar essa movimentada cena? Que histórias essa paisagem pode nos contar? Quais sons fariam parte desse momento?
O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.